É um conjunto de critérios que avalia o impacto social, ambiental e de governança das empresas. Sigla em inglês, que significa “environmental” (ambiental), “social” (social) and “governance” (governança). 

ESG — essa sigla veio para ficar! Antene-se!

Reunimos aqui, três melhores definições para haver um bom entendimento sobre esta sigla que atualmente está muito em alta:

— > Remete às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, que serão avaliadas quanto a sustentabilidade e seu impacto social. 

— > É a responsabilidade com o meio ambiente, colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade, mediante ações práticas que favorecem a organização.

— > É um conjunto de padrões e boas práticas que define se a organização é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização.

COMPONENTES DO ESG.

Ambiental: Analisa o impacto que uma empresa causa no meio ambiente e seu comprometimento com a sustentabilidade. Fatores: emissões de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos, uso consciente de água, se há ações para melhorar e preservar a biodiversidade, posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas, dentre outros.

Social: Analisa como a empresa realiza a gestão de seus relacionamentos com funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade. Envolve questões como direitos trabalhistas, diversidade e inclusão, direitos humanos, saúde e segurança dos funcionários, trabalho infantil, trabalho escravo, atuação em áreas desmatadas ou queimadas, engajamento da comunidade, segurança do produto, dentre outros.

Governança: Analisa os processos de tomadas de decisões, responsabilidade e transparência de uma empresa. Inclui aspectos como composição de conselho, remuneração executiva, direitos dos acionistas, práticas de auditoria, transparência financeira e contábil, relatórios financeiros completos e honestos, dentre outros.

INVESTIMENTOS ESG.

Quando uma organização investe em práticas e padrões ESG, gera oportunidade e reconhecimento de responsabilidade social, ambiental e de governança, desta forma, é possível promover seu crescimento como organização ativamente preocupada em melhorar o mundo, além de obter linhas de crédito especiais.

Fatores ESG sugerem boa classificação para investidores ou instituições financeiras, ao avaliarem a sustentabilidade e o perfil de risco de uma empresa ou investimento. Cria-se, com isso, uma corrente de oportunidades e vantagens. Legal né?

Ficou interessado e deseja saber mais? 

O tema ESG é bastante amplo, por isso muito em breve daremos sequência, aprofundando e aprendendo um pouco mais sobre esta sigla que atualmente vem ganhando muito destaque no mundo corporativo e instituições financeiras.

enlightenedI9 com a gente e até o próximo conteúdo!