PAPEL PARA MECHAS acaba de completar 5 anos. Uma data especial já que 5 anos é conhecido como bodas de madeira, a matéria-prima de nossos produtos. Quando Lucas Olivetti começou essa bela jornada empreendedora, ele só tinha incertezas e desafios. O desafio de conseguir desenvolver um produto feito a partir de papel, desafio de enfrentar um vício de mercado de quase 70 anos (o papel alumínio), desafio de fazer seu produto ser bem recebido pela comunidade de profissionais de beleza, e principalmente se teria os recursos materiais e financeiros para ir até o fim com sua ideia. Hoje, passados 5 anos desde aquele momento, sua empresa só tem certezas e conquistas.

   Os percalços foram muitos, mas a vontade e a persistência foram maiores. É preciso mesmo muita vontade para vencer como empresário e inventor. O que mais Lucas ouviu durante o processo de desenvolvimento foram frases como “você é louco”, “isso não vai dar certo”, “os cabeleireiros nunca vão deixar de usar papel alumínio”, e tantas outras frases desencorajadoras.

   Mas ele nunca esteve sozinho. Ele seguia os passos de WILLIAM S. HARLEY, que enquanto cursava engenharia e trabalhava como desenhista industrial e garçom, criou a icônica moto HARLEY DAVIDSON, junto com ARTHUR DAVIDSON. Está em grande companhia, quando lembramos de STEVE JOBS e STEVE WOZNIAK, e sua insana ideia de criar um computador que estivesse em todos os lares. Ou ainda REED HASTINGS e MARC RANDOLPH, que tiveram a ideia maluca de oferecer conteúdo cinematográfico por streaming e criaram a NETFLIX.

   Como podemos ver, devemos muito a essas figuras que, de uma maneira ou de outra, mudam nossas vidas para melhor. A grande motivação de Lucas foi resolver um problema: oferecer uma solução sustentável para toda uma classe de profissionais. Ao criar o seu papel para mechas, que mais tarde se tornou o “PAPEL PARA MECHAS”, ele já contribuiu para a eliminação de mais de 3 mil toneladas de alumínio que seriam descartadas na natureza. Toda essa quantidade de lixo tóxico estaria hoje contribuindo para o aquecimento global, contaminação de aquíferos ou simplesmente se acumulando em grandes pilhas de lixo que precisam de 500 anos para se decompor. Mas além de tudo isso ainda conseguiu evoluir muito a forma de se fazer mechas de cabelo, oferecendo uma forma mais segura e lucrativa para o profissional cabeleireiro.

   Na comemoração desses 5 anos da nossa empresa eu gostaria de deixar aqui o meu agradecimento e externar o meu orgulho e satisfação em fazer parte dessa empresa. Porque eu também estou fazendo bodas. E para mim é a mais importante de todas as bodas. Estou fazendo um ano de empresa: BODAS DE PAPEL.

 

Obrigado Lucas.
Flavio Schmeiske