Se você ainda não leu BELEZA SUSTENTÁVEL, FIQUE POR DENTRO DESTE MOVIMENTO! — PARTE 1, clique aqui e atualize-se.
Parte 2 - BELEZA SUSTENTÁVEL — IMPACTO DA INDÚSTRIA DA BELEZA NO MEIO AMBIENTE.
Uma boa Notícia:
Segundo a (ABIHPEC), Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, nos últimos 5 anos, o crescimento do mercado da beleza no Brasil foi de 560% em relação aos períodos anteriores. Esse crescimento, torna o Brasil, o quarto maior em mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
Uma notícia Preocupante:
A produção de cosméticos utiliza mais de 10 mil substâncias químicas e petroquímicas, chamadas de POP’s, Poluentes Orgânicos Persistentes, que não se decompõem facilmente, leva muitos anos e pode se acumular no corpo humano.
Devido o aumento da demanda por produtos de beleza, a indústria passa a produzir mais e consequentemente torna-se maior o impacto negativo junto ao meio ambiente.
Ações que podem mudar o cenário:
— > Uso de insumos sustentáveis e orgânicos em sua fabricação,.
— > Optar por embalagens recicláveis e biodegradáveis,
— > Investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, como alternativas aos testes em animais e fórmulas mais amigáveis ao meio ambiente,
— > Promover o uso consciente dos produtos e incentivar os consumidores a reutilizar, reciclar e descartar adequadamente os produtos.
— > Implementar políticas de logística mais eficientes para reduzir a pegada de carbono da distribuição,
— > Adotar programas de Incentivo a práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção da indústria da beleza.
À medida que os consumidores tornam-se mais conscientizados, fazendo escolhas responsáveis e apoiando marcas que priorizam a sustentabilidade, espera-se que a indústria da beleza adote medidas sustentáveis, para minimizar seu impacto negativo ao meio ambiente.
I9 com a gente e até o próximo conteúdo!